quarta-feira, 21 de julho de 2010

Barragem alvo de ataque terrorista

Rússia confirma ação terrorista em explosões de hidroelétrica

"As explosões desta quarta-feira (21 de Julho) na central hidroelétrica de Baksan, no sudoeste da Rússia, foram causadas por um comando terrorista, declarou à agência Interfax um porta-voz do Comité de Investigação da Procuradoria Geral da Rússia. As suspeitas recaem sobre grupos islâmicos armados da região do Cáucaso do Norte.

- Os bandidos que entraram na central de Baksan mataram dois guardas e bateram em dois operadores da sala de máquinas da central. Em seguida, colocaram as cargas explosivas.
Segundo informações preliminares, os terroristas instalaram quatro bombas no local. Três delas detonaram e uma foi desativada por agentes dos serviços de segurança.

As explosões, que aconteceram esta segunda-feira (20), destruíram três geradores e outros equipamentos da central, segundo comunicado do Comité Nacional Antiterrorista (CNA).
O ataque terrorista não afetou a represa da central, de 25 megawatts de potência, construída entre 1930 e 1936.
O Ministério de Situações de Emergência da Rússia informou que a população das zonas próximas à barragem não correm riscos.

O CNA, que anunciou o reforço das medidas de segurança em todas as hidroelétricas no sul do país, declarou que já "estabeleceu o círculo de suspeitos" do ataque.

Os grupos armados islâmicos que atuam na região do Cáucaso Norte, onde fica Baksan, já tinham ameaçado em várias ocasiões lançar ataques contra infraestruturas estratégicas, incluindo as centrais hidroelétricas."
21.07.2010
Agência Efe

1 comentário:

Luis van Zeller disse...

Terroristas existem potencialmente em todo o mundo.Portugal não é excepção.Assim sendo as barragens nacionais estão sujeitas a esse perigo.O problema quanto a mim agrava-se e de que maneira quando a juzante das barragens (duas no caso de Amarante a menos de dez Km do centro)existem milhares de pessos a viver abaixo da cota prevista para a onda de cheia crida pela rutura da estrutura.